DÉBITO DIRECTO

A ZAP disponibiliza aos seus Clientes, o serviço de Débito Directo pré-pago em conta bancária. Este serviço é disponibilizado em parceria com a EMIS (Empresa Interbancária de Serviços, S.A.) e com a participação de 19 bancos.

O Débito Directo é um meio de pagamento que permite ao cliente efectuar os seus pagamentos através de uma autorização de débito na sua conta bancária, previamente entregue ao seu Banco e, traz consigo maior comodidade, conforto e segurança para os Clientes, evitando interrupções no serviço.

O serviço está disponível para todos os clientes ZAP que tenham uma conta bancária num dos bancos participantes e os seus dados actualizados na ficha de cliente (nome, NIF, número de telefone, e-mail).
A adesão e manutenção do serviço é gratuita e sem taxas adicionais.

Como funciona o Débito Directo?

O Débito Direto permite ao cliente bancário efectuar todo e qualquer tipo de pagamento que resulte de serviços duradouros e/ou tenha caráter periódico, por exemplo: seguradoras (seguros de saúde, automóvel), renda de casa ou prestações decorrentes da aquisição de bens a crédito.

O Débito Directo pode, ainda, ser utilizado para efetuar pagamentos pontuais.

  1. Cliente adere ao serviço de Débito Directo junto da ZAP,
  2. A ZAP envia através da EMIS a documentação para o Banco do Cliente
  3. O banco do cliente valida a informação.
  4. Serviço de Débito Directo fica activo

Após a validação do banco do Cliente, a cada mês e sempre no mesmo dia e, depois de informar o cliente, a ZAP dará instruções ao banco do cliente para fazer a transferência do carregamento da sua conta até à data de pagamento seguinte.

Vantagens do Débito Directo

  • Ter o Serviço ZAP sempre activo e sem interrupções

    Continuidade do serviço ZAP sem interrupções e preocupações.

  • Comodidade

    Evita deslocar-se às Lojas ZAP ou Agentes para efectuar o carregamento do seu pacote ZAP.

  • Segurança

    Maior conforto e segurança na activação do seu serviço ZAP.

Vantagens do Débito Directo

  • Ter o Serviço ZAP sempre activo e sem interrupções

    Continuidade do serviço ZAP sem interrupções e preocupações.

  • Comodidade

    Evita deslocar-se às Lojas ZAP ou Agentes para efectuar o carregamento do seu pacote ZAP.

  • Segurança

    Maior conforto e segurança na activação do seu serviço ZAP.

  • Segurança

    Maior conforto e segurança na activação do seu serviço ZAP.

  • Prático e transparente

    Simplicidade e transparência em todo o processo de adesão.

  • Sem custos adicionais

    A activação e a manutenção do Débito Directo não têm qualquer custo para o cliente. Não há taxas associadas à adesão do serviço de Débito Directo.

Como Aderir ao Débito Directo

Pode aderir ao serviço de Débito Directo através do Apoio ao Cliente ou nas Lojas ZAP. 

  1. Ser o titular da conta ZAP e da conta bancária 
  2. Ter consigo a sua identificação
  3. Ter consigo um comprovativo de IBAN que pode obter no Multicaixa ou junto do seu Banco.
Para aderir ao serviço de Débito Directo via Apoio ao Cliente:

1

1) Ligue para os números de Apoio ao Cliente:

  • ZAP Satélite 935 555 500
  • ZAP Fibra 935 555 600
  • ZAP Empresas Empresas 935 555 800

 

2) Solicite a adesão ao Débito Directo e actualize os dados na ficha de cliente (NIF, número de telefone, e-mail). Deve adicionar o IBAN no formulário de adesão.

3) Em seguida, deverá receber um e-mail com o formulário, que deve preencher e assinar e, depois devolver também por e-mail acompanhado de um comprovativo de IBAN que pode obter no Multicaixa ou junto do seu Banco.

4) A ZAP confirmará a recepção do e-mail.

5) Assim que o seu Banco confimar a activação a ZAP envia-lhe uma SMS de aprovação de autorização do Débito Directo

O processo de adesão ao serviço de Débito Directo pode demorar até nove (9) dias úteis, pois depende da confirmação do seu Banco.

Para aderir ao serviço de Débito Directo através das Lojas ZAP:

1) No dia 15 de cada mês, a ZAP envia a factura ao cliente correspondente ao serviço do mês seguinte;

2) 3 dias antes do débito na conta do cliente, receberá um SMS de aviso de débito;

3) A partir do dia 25, o débito será realizado pelo Banco na conta do cliente;

4) Caso ocorra uma rejeição do pagamento pelo Banco do Cliente, a ZAP informará o Cliente do ocorrido através de SMS, juntamente com informação para proceder ao pagamento de outra forma.

Processo de Cobrança

CLIENTE RESIDENCIAL

1) No dia 22 de cada mês, a ZAP envia ao cliente a factura correspondente ao serviço do mês seguinte, a debitar no início do próximo mês;

2) 3 dias antes do débito na conta do cliente, receberá um SMS de aviso de débito;

3) No 1º dia útil do mês seguinte, o débito será realizado pelo Banco na conta do cliente;

4) Caso ocorra uma rejeição do pagamento pelo Banco do Cliente, a ZAP informará o Cliente do ocorrido através de SMS, juntamente com informação para proceder ao pagamento de outra forma.

CLIENTE EMPRESARIAL

1) No dia 15 de cada mês, a ZAP envia a factura ao cliente correspondente ao serviço do mês seguinte;

2) 3 dias antes do débito na conta do cliente, receberá um SMS de aviso de débito;

3) A partir do dia 25, o débito será realizado pelo Banco na conta do cliente;

4) Caso ocorra uma rejeição do pagamento pelo Banco do Cliente, a ZAP informará o Cliente do ocorrido através de SMS, juntamente com informação para proceder ao pagamento de outra forma.

Como cancelar o serviço de Débito Directo

O pedido de cancelamento do serviço Débito Directo pré-pago pode ser feito através da linha de Apoio ao Cliente, numa Loja ZAP ou através do Banco.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quem pode aderir ao Serviço Débito Directo?

Todos os Clientes ZAP que tenham uma conta bancária e tenham feito o pedido de adesão. A conta de cliente ZAP deve ter a mesma titularidade da conta bancária a utilizar para o débito directo.

Como posso aderir ao serviço Débito Direto pré-pago?

Numa loja ZAP ou através do Apoio ao Cliente ZAP:
ZAP Satélite 935 555 500
ZAP Fibra 935 555 600
ZAP Empresas Empresas 935 555 800

O novo Cliente, no momento da adesão aos serviços da ZAP, pode solicitar a adesão ao serviço Débito Directo?

Sim, terá de fornecer o documento de identificação (BI ou passaporte), o número de telefone, e-mail e o IBAN, assinar o formulário de adesão e garantir saldo na conta bancária até ao dia do débito.

Na adesão ao serviço de Débito Directo, se ainda tiver saldo na conta ZAP, perco o saldo?

O saldo da sua conta ZAP mantem-se. O sistema de serviço Débito Directo calcula apenas o valor necessário para completar os dias de serviço do seu pacote.

Posso alterar o IBAN de cobrança do Serviço Débito Directo?

Sim, deve cancelar a autorização de débito da conta actual, pedir uma nova adesão, facultar o novo IBAN e preencher e assinar o formulário. Isto pode ser feito em uma Loja ZAP ou pelo Apoio ao Cliente ZAP.

O que acontece se não tiver dinheiro em conta no dia da Cobrança?

Caso o cliente não tenha dinheiro na conta, o Banco fará mais três (3) tentativas de cobrança. Estas tentativas serão feitas nos três (3) dias úteis seguintes.

Se a cobrança falhar após as quatro (4) tentativas, o serviço Débito Directo continua activo?

Sim, mas terá de carregar o serviço ZAP por outros meios (Multicaixa Express, Multicaixa, APP ZAP ON, Loja ou Apoio ao Cliente). No mês seguinte receberá a factura referente ao serviço Débito Directo, que será cobrado na data prevista.

Posso estabelecer limites ao serviço Débito Directo?

Sim, pode fazê-lo a qualquer momento junto do seu Banco para estabelecer os limites e regras às cobranças por débito directo na sua conta.

Posso aderir ao Serviço Débito Directo usando um banco estrangeiro para as Cobranças?

Neste momento o serviço é exclusivo para Bancos tutelados pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

O que devo fazer em caso de dúvida em relação aos valores facturados?

Deve ligar para o Apoio ao Cliente ou dirigir-se a uma Loja ZAP e pedir esclarecimentos.

Como posso suspender o Serviço Débito Directo?
Apenas é possível cancelar o serviço de Débito Directo.
O pedido de cancelamento do serviço Débito Directo pré-pago pode ser feito através da linha de Apoio ao Cliente, numa Loja ZAP ou através do Banco.
Já recebi a factura, no entanto não posso pagar a subscrição este mês por dificuldades financeiras, posso pedir para não ser debitado?

Deverá pedir o cancelamento da adesão e, aderir novamente ao serviço de Débito Directo quando ultrapassar a situação.

O titular da conta bancária pode ser diferente do titular da conta ZAP?

O titular da conta bancária deve ser o mesmo titular da conta ZAP.

A ZAP tem acesso a minha conta bancária?

A ZAP não tem acesso à conta bancária do Cliente. A ZAP envia a informação a EMIS e a EMIS, por sua vez, envia para o Banco do Cliente.

Posso pagar mais de um mês de subscrição?

Com o serviço de débito directo pode pagar apenas 1 mês de cada vez.

Posso mudar de pacote estando no Serviço de Débito Directo?

Sim, deve dirigir-se a uma Loja ZAP ou ligar para o Apoio ao Cliente

O que posso fazer para cancelar a autorização do Serviço Débito Directo?

Pode solicitar o cancelamento da autorização do Serviço Debito Directo numa Loja ZAP, Apoio ao Cliente ZAP ou junto do seu Banco.

Porque é que o valor da factura não é igual todos os meses?

O serviço de débito directo factura os clientes o valor correspondente ao mês a que
se refere.

Assim, para pagar o mês de janeiro serão facturados 31 dias, para o mês de fevereiro
28 dias (excepto se for um ano bissexto em que serão facturados 29 dias), em Março
31 dias, Abril 30 dias, Maio 31 dias, Junho 30 dias, Julho 31 dias, Agosto 31 dias,
Setembro 30 dias, Outubro 31 dias, Novembro 30 dias e Dezembro 31 dias.

O serviço débito directo tem termos e condições específicas?

Os termos e condições especificos do débito directo encontram-se incluidos nos termos e condições dos serviços ZAP Fibra  e ZAP Satélite.

Quais os bancos em que é possível aderir ao débito directo?
  • Banco Angolano de Investimento (BAI)
  • Banco Comercial Angolano (BCA)
  • Banco de Comércio E Indústria (BCI)
  • Banco Caixa Geral Angola (BCGA)
  • Banco Crédito do Sul (BCS)
  • Banco de Fomento Angola (BFA)
  • Banco BIC (BIC)
  • Banco Millennium Atlantico (BMA)
  • Banco de Negócios Internacional (BNI)
  • Banco SOL (BSOL)
  • Banco KEVE (BKEVE)
  • Standard Bank Angola (SBA)
  • Banco YETU (YETU)
  • Banco Comércio do Huambo (BCH)
  • Banco BIR (BIR)
  • Banco Valor (BVB)
  • Finibanco Angola (FNB)
  • Banco de Poupança e Crédito (BPC)
  • Banco da China Limitada (BOCLB